Ministério da Ciência e Tecnologia

Wave Watch 3

Uma nova versão do modelo de previsão de agitação marítima WAVEWATCH III (versão 3.14), desenvolvido pela Marine Modeling and Analysis Branch (MMAB) do NCEP, foi implementado operacionalmente no CPTEC/INPE para 5 domínios: o domínio global com resolução espacial de 1x1 grau, três domínios próximos da costa brasileira com resolução de 0,25x0,25 e um domínio com maior resolução, 0,05x0,05 de grau que cobre uma região próxima do Rio de Janeiro.

Neste modelo, a geração e propagação das ondas são regidas pela equação de balanço da densidade de ação espectral. Os termos fontes ou sumidouros incluem os processos físicos associados com a geração de energia devido ao vento, as interações não lineares envolvendo quatro ondas (quadrupletos), a dissipação da energia devido ao "whitecapping" e ao fundo, e as interações onda-fundo. Nesta versão do modelo também inclui-se um modelo multi-grade que permite pontos de fronteira ativos, mudanças da resolução espectral entre grades, "slots" onde podem ser colocados os termos para a entrada linear do vento e a fisica da zona de surfe, entre outras modificações.

O modelo é forçado com dados de vento de superfície do modelo GFS. A saida do modelo inclui vários parámetros calculados a partir do espectro, assim como também os dados do particionamento espectral (wind-sea e swell) para toda a grade. O modelo é reinicializado todo dia com a previsão de 24 horas obtida na simulação do dia anterior sem qualquer correção por algum processo de assimilação de dados.

Dependências: 
Condições de vento e gelo geradas pelo NCEP

Rodadas Diárias

Horário de início e término da execução do modelo.
00Z: 
06h30 - 06h55

Processadores

Número de processadores reservados para a execução do modelo.
48

Tempo CPU

Tempo superestimado a ser reservado para a execução do modelo.
600s

Dados Entrada

Espaço que os arquivos de entrada ocupam no sistema.
0.025GB

Dados Saída

Espaço que os arquivos de saída ocupam no sistema.
1.73GB

HSM

Espaço que os arquivos de saída ocupam no sistema de armazenamento permanente.
1.73GB

FTP

Quantidade de dados que são transferidos para distribuição no ambiente de FTP.
0GB